A mordida profunda ou sobremordida, é percebida quando os dentes superiores cobrem os inferiores, fazendo com que a arcada dentária superior se feche muito à frente da inferior.
É um problema comum na ortodontia e, na maioria dos casos, o que se observa é que não existe uma causa específica, o desenvolvimento da condição, se deve a soma de alguns fatores e requer tratamento imediato, pois podem desencadear problemas mais graves e prejudiciais à sua saúde bucal.
Alguns sinais que você pode estar com este problema são dor de cabeça e zumbido nos ouvidos, visto que pode causar problemas na articulação temporomandibular.
Causas e consequências
Como dito acima, a sobremordida na maioria dos casos não tem uma causa específica, porém alguns fatores causadores podem ser: mandíbula ou maxilar inferior retraído, mastigação muito forte, perda de dentes posteriores, desgaste na superfície dos dentes (bruxismo), genética, entre outros.
E, segundo especialistas, “além de causar alterações no desenvolvimento normal da mandíbula em crianças e adolescentes, conhecido como perfil arredondado, a mordida cruzada pode gerar problemas oclusais” e, “pode ainda ser a responsável por desgastes nos dentes, para além de alterações ao nível da gengiva, como a retração gengival”.
Portanto, fique atento ao formato da sua arcada dentária e consulte um profissional ortodontista, para avaliação e tratamento adequado.
📞WhatsApp para agendamento de consulta
Instagram: @dr.marcelo.calvo
📍Rua Tavares de Macedo 95 – sala 502 Icaraí, Niterói.
📍Av. Ataulfo de Paiva 1079 – sala 1006 Leblon, Rj.
▪️Dr. Marcelo Calvo
▪️Ortodontia Estética e Digital
▪️Especialista, Mestre e Doutorando USP/ Bauru