O FIO DENTAL
O fio dental é um item de higiene indispensável à saúde bucal.
Confira 4 erros graves que você não deve cometer durante o uso do fio dental e verifique se você está usando de maneira correta.
1- Não usar fio dental todos os dias.
É comum ver pessoas que deixam de usar o fio diariamente por preguiça ou pelo cotidiano acelerado, porém o ideal é fazer no mínimo uma utilização diária, já que o uso dele ajuda na remoção da placa bacteriana que a escova de dente não consegue alcançar. Portanto, tire 1 minutinho do seu dia para fazer a limpeza bucal necessária!
2- Usar fio dental com muita força.
O uso incorreto do fio dental pode causar um incômodo ou até um sangramento gengival, prejudicando sua saúde bucal, além de causar um grande desconforto na região.
3- Encaixar e retirar o fio dental sem abraçar o dente.
A forma ideal de utilizá-lo, segundo especialistas, é: colocar o fio entre os dentes, mover o fio dental para frente num movimento de empurrar e puxar como se abraçasse o dente, entrando por uma parede do dente e saindo pela outra. Então, quando apenas encaixamos e retiramos, sem fazer o movimento correto, não removemos totalmente os restos de comida e a placa bacteriana.
4- Parar de usar fio dental quando a gengiva sangra.
Quando passamos o fio dental de maneira indevida, a tendência é que haja um sangramento gengival. Entretanto, o recomendado é seguir fazendo a higiene e apenas ficar atento a forma como você está manuseando o fio. Se o sangramento persistir, procure um profissional.
Outra dúvida muito recorrente é se devemos usá-lo antes ou depois da escovação, e a verdade é que a sequência não faz diferença, desde que se faça corretamente.
📞WhatsApp para agendamento de consulta
Instagram: @dr.marcelo.calvo
📍Rua Tavares de Macedo 95 – sala 502 Icaraí, Niterói.
📍Av. Ataulfo de Paiva 1079 – sala 1006 Leblon, Rj.
▪️Dr. Marcelo Calvo
▪️Ortodontia Estética e Digital
▪️Especialista, Mestre e Doutorando USP/ Bauru